Sunday, June 10, 2007

DIA DE PORTUGAL

A história da língua portuguesa começa com a própria história de Portugal e remonta a mil anos, época em que os árabes dominavam a península ibérica. Foi nessa luta para defender o cristianismo e a coroa que se destacou Dom Henrique, conde de Borgonha. E foi em gratidão pelos serviços prestados que D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, deu-lhe a mão de sua filha D. Teresa e parte de um território da região da Galiza, o Condado Portucalense, situado entre o Minho e o Vouga.
Mas foi o filho de D. Henrique, D. Afonso Henriques, que rompendo com Castela se fez proclamar rei de Portugal. Nascia então a nacionalidade portuguesa e com ela o desejo de uma identidade própria. Não foi difícil, visto que na faixa ocidental da grande Hispânia, já havia um falar diferente de todos os outros. O galego-português cederá seu lugar ao português e, no século XII, este já é a identidade lingüística do povo de Portugal.
O português vai se cultivar na poesia, na boca dos cantores e trovadores, os reis darão o exemplo e se entregarão também às canções de amor e de amigo, virão as novelas de cavalaria, nascerá o teatro das ruas, com a linguagem híbrida e viva do povo. Mas será Camões que dará brilho e fulgor ao idioma lusitano. Não por menos, será considerado para sempre o maior gênio da nacionalidade.
E o português foi com as caravelas e entrou pelas terras estrangeiras e cantou na boca das raças e construiu morada e cultura.
Os povos que receberam a língua de Camões por herança, conheceram a doçura de suas palavras, os encantos de sua melodia e deram-lhe as nuanças das terras ultramarinas. Hoje é uma das mais faladas línguas do planeta e os que amam sabem que, apesar de ser a “última flor do Lácio”, não é inculta, mas vigorosamente bela.
--autor desconhecido

Portugueses de todo o Mundo,vamo-nos juntar em esforco e lutar por um Portugal melhor para os portugueses!!!!!!!!!!!!

2 comments:

Mário Margaride said...

Lutemos pois! Por um Portugal mais justo e fraterno.

Uma excelente semana!
E um grande beijinho

Jonice said...

Eu, filha de um país herdeiro, digo-o: amo esta língua!
Sim Teresa, que Portugal seja melhor para os portugueses. Tanto quanto o planeta para a humanidade!
Adorei ler este texto.
Beijinhos :)